Algumas expressões e curiosidades

"Os textos abaixo estão à disposição para consulta e divulgação.
Porém, se for publicá-los, pedimos a especial gentileza de mencionar os créditos desse site."
Márcio Pontes, Cia Polichinelo

É bom saber diferenciar o termo "bonecos" de "bonecas", que geralmente divertem as meninas. Suas histórias, embora pareçam vir de um mesmo ponto, caminharam para lados diferentes.

"Bonequeiro", em termos gerais, é quem confecciona o boneco, podendo ou não manipulá-lo (incluí-se aí também o termo "Mamulengueiro"); já os "atores-manipuladores" , "manipuladores" , "titiriteiros" ou simplesmente "atores" são responsáveis pela arte de "dar vida" aos bonecos.

Algo ainda muito recorrente é a dúvida quanto aos nomes. "Marionete" é o boneco que se movimenta com "fios" e só ele tem essa denominação. O termo "Fantoche" é mais empregado para os "Bonecos de luva", ou seja, os bonecos que "vestem" a mão dos atores. Há uma outra variante nesse tópico. São os bonecos de "bocão" que também vestem a mão dos atores e possuem articulação na boca, podendo contar com olhos móveis ou outros recursos.

Há os "Bonecos de Vara" (manipulados por hastes), os "Bonecos Habitáveis" (como os de Olinda, em que os atores ficam dentro do boneco), os "Bonecos de Sombra", os "Marotes" (tipo de bonecos sem muita manipulação que geralmente são utilizados apenas como "figurantes" em cena) e os "Bonecos de Balcão" (o boneco fica apoiado em uma mesa e é manipulado por um ou mais atores).

"Manipulação Direta" é uma técnica na qual os atores literalmente seguram o boneco, isto é, não utilizam varas ou fios, e podem, ou não, ficarem visíveis à platéia. Ela deriva do "Bunraku" japonês – uma técnica milenar de manipulação de títeres.

O termo "Teatro de Bonecos" hoje em dia é muito empregado para designar quase todo espetáculo desse gênero, mas vale lembrar que existe o termo "Teatro de Formas Animadas", que explora o "abstrato" em suas montagens e não uma figura exata, como homens ou animais.

Tantos nomes podem parecer demasiada confusão e complicação, mas já que estamos tentando informar, acho relevante conhece-los.

Espero que estas poucas informações sejam válidas pra despertar o interesse pelo assunto.

Poderíamos escrever muito mais, porém acredito que, como todo fã desta arte, a pesquisa pessoal também vale muito. Portanto passo aqui alguns links interessantes de algumas companhias que têm um expressivo trabalho na área.

E se você descobrir alguma coisa nova e quiser compartilhar, basta escrever.

 

LEIA TAMBÉM:

Falando sobre Bonecos

Os bonecos no mundo

Os bonecos no Brasil

O teatro de bonecos, a criança e a educação

Coisas importantes para se saber e fazer

Links e vídeos