capa facebook

Espaço do Boneco foi fundado com o intuito de difundir o teatro de animação e promover estudos sobre essa arte. Sob a coordenação da Cia Polichinelo, o espaço mantém uma exposição permanente do acervo da companhia, contando com vários bonecos de diferentes técnicas, obras literárias para estudos e ainda informações sobre o surgimento do teatro de bonecos e sobre a própria Cia Polichinelo.

Exatamente por reconhecer a importância do teatro de animação e perceber a escassez de sua divulgação, a Cia Polichinelo viu, com a criação desse espaço, uma nova possibilidade de colocar à disposição de interessados (atores, professores e artistas plásticos) meios para o conhecimento, formação técnica e apoio para o surgimento de novas montagens teatrais que pretendam utilizar essa técnica/arte.
 
Promover a descoberta de todo esse processo de criação, compartilhar informações e buscar formar novos profissionais são algumas das ações atribuídas ao Espaço do Boneco, cuja atuação pretende ir além da cidade-sede da Cia Polichinelo e estender-se a toda a região centro-oeste do Estado. Certamente existem artistas e grupos voltados ao exercício dessa técnica e que necessitam desse pólo de informação como uma das possibilidades de desenvolvimento de sua técnica.
 
Conheça nosso Museu:
 
 
                                                     
          (video1)            foto eptv
 
          (video 2)
          foto museu site

Ações  desenvolvidas pelo Espaço do Boneco

Visitas ao acervo da Cia Polichinelo
Conhecimento através da aproximação
 
Exposição aberta ao público, de forma gratuíta, de segunda a sexta feira, das 14h00 as 18h00.

Visitas monitoradas para crianças
Educação e informação envolvidas pelo entretenimento
 
No intuito de promover um contato mais efetivo com esta arte, o Espaço do Boneco possui, como atividade periódica, visitas monitoradas para grupo de crianças. Nessas visitas, além do contato direto com os bonecos, a criança poderá receber informações mais detalhadas sobre todo o processo criativo, sobre a história do teatro de animação e ainda participar de oficinas de construção de bonecos especialmente desenvolvidas para elas.
 
A visita ainda inclui um mini espetáculo, na área de convivência do Espaço, com temas educacionais tais como a preservação do meio ambiente ou incentivo à leitura.
Dessa maneira potencializa-se a visita ao espaço, auxiliando os pequenos numa melhor compreensão dessa arte e de suas inúmeras possibilidades.
 
Espetáculos de teatro de animação - O mini teatro.
Apresentações de teatro de animação, de diferentes técnicas, abertas ao público.
 
Como atividade permanente, o Espaço do Boneco mantém um mini teatro que abriga espetáculos de teatro de marionetes, sombras ou outros com apresentação aberta ao público todos os sábados, às 16h00.
Outras sessões podem ser agendadas para grupos, de escolares ou não, em outros horários ou dias, bastando para isso a consulta e o agendamento. Ambos podem ser feitos por telefone.
Consulte a AGENDA do ESPAÇO ao lado para saber qual espetáculo está em cartaz.

Oficinas de formação
Cursos livres sobre os processos criativos do teatro de animação
 
Os cursos livres, workshops e vivências mantidas pelo espaço visam o compartilhamento de informações sobre os diferentes aspectos da criação de um espetáculo de teatro de animação, buscando formar e capacitar os interessados nessa técnica.
 
Cenografia, iluminação, confecção e manipulação de títeres são os temas propostos em oficinas que ocorrem periodicamente no Espaço do Boneco, ministradas por profissionais da Cia Polichinelo e da Kruppa – Arquitetura, Arte e Cultura, empresa parceira do Espaço na tarefa de formar profissionais envolvidos com a técnica do teatro de bonecos.
 
FOTOS DO MUSEU
Fotógrafo: André Morelli
 

 

Serviço
 
Espaço do Boneco
Av. Feijó, 804 - Centro - Araraquara - SP
Informações pelo fone: (16) 3397-8406